O Ministério Público Estadual do Mato Grosso ofereceu denúncia (acusação formal) nesta segunda-feira (13/08) contra 49 pessoas envolvidas no esquema de fraudes na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). São engenheiros florestais, sócios-administradores de empresas madeireiras e responsáveis operacionais que emitem os documentos florestais no CC-Sema. E 17 pessoas jurídicas (madeireiras) Conforme a denúncia, eles cometeram crimes contra o meio ambiente e falsidade ideológica.
Os promotores de Justiça, Ana Luiza Ávila Pertelini de Souza e Domingos Sávio de Barros Arruda, autores da denúncia, relataram que trata se de mais um esquema de fraude cometido contra o Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais - (CC-Sema), criado recentemente justamente para controlar a exploração e o comércio de madeira e seus derivados, evitando ações degradadoras contra a floresta e a biodiversidade mato-grossense.
Além da denúncia está em andamento seis inquéritos policiais e uma pessoa presa. A Operação Guilhotina foi deflagrada na primeira quinzena de julho.
(Ministério Público do MT, 16/08/2007)