O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai inaugurar, na próxima terça-feira, dia 21, a usina de biodiesel que o Grupo Bertin já opera em fase de testes em sua sede, na cidade de Lins (SP). De acordo com a companhia, a unidade tem capacidade de produzir 110 milhões de litros por ano, ou 14% da mistura de 2% do biodiesel ao óleo diesel, chamada B2, obrigatória a partir de 2008.
Apesar de a usina estar preparada também para produzir biodiesel a partir do etanol de cana-de-açúcar e de oleaginosas, na rota etílica, o Grupo Bertin utilizará sebo bovino de seus frigoríficos como matéria-prima na produção do combustível e ainda metanol de petróleo no processo de transformação, a chamada rota metílica. Os investimentos na usina chegam a R$ 40 milhões, R$ 14 milhões financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A unidade, construída em uma área de 30 mil metros quadrados, foi projetada pela Dedini Indústrias de Base, e, de acordo com o Grupo Bertin, a produção será utilizada para consumo próprio e também comercialização para abastecimento do mercado.
(Por Gustavo Porto,
Agencia Estado, 16/08/2007)