O grupo francês Technip anunciou a obtenção de um contrato de engenharia com a Biomass Investment Group para um projeto de central elétrica nos Estados Unidos, a "primeira operação de grande envergadura" com planta cultivada especialmente para a produção de eletricidade. A central, situada na Flórida, usará uma planta ("e-grass") como combustível para a produção de energia, informou a Technip em comunicado, no qual não revelou o valor do contrato.
A "e-grass" (Arundo Donax) é uma planta herbácea cujo aspecto se parece com o bambu e a cana-de-açúcar. Seu crescimento rápido, sua pequena necessidade de água e minerais e sua forte potência calorífica a transformam em uma planta particularmente adaptada para a produção de energia.
A usina usará o procedimento da Biomass Investment Group para transformar a biomassa em combustível líquido, que alimentará uma turbina. Trata-se da primeira central com combustão de "e-grass" que proporá a fornecedores contratos de fornecimento de "energia verde" a longo prazo, informou o grupo francês.
(
IG, 16/08/2007)