Pequim amanheceu nesta sexta-feira (17/08) com 1,3 milhão de veículos a menos, dos 3 milhões que circulam diariamente por suas ruas, numa experiência de quatro dias para reduzir a poluição, que poderá ser repetida durante os Jogos Olímpicos 2008. Sexta e domingo só poderão circular os carros de matrícula terminada em número ímpar. No sábado e na segunda-feira, será a vez dos pares.
Ainda é cedo para medir os efeitos da medida. Mas já é possível perceber a redução dos engarrafamentos e uma maior fluência na circulação dos ônibus públicos. Devido ao aumento do número de usuários, a frota urbana ganhará mais 10 mil ônibus públicos, disse Liu Xiaoming, subdiretor da Comissão de Transporte Municipal.
As estimativas são de que durante os quatro dias 8,4 milhões dos 15 milhões de habitantes de Pequim recorrerão ao transporte público e aos táxis, contra a média de 6,4 milhões. Os resultados das análises da poluição serão utilizados para adotar medidas que garantam um ar limpo para os desportistas, turistas e cidadãos durante os Jogos Olímpicos.
(
Efe, 17/08/2007)