O Serviço de Fiscalização (Sefis) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) está realizando uma operação especial durante esta semana, junto a bares e restaurantes da Cidade Baixa, um dos bairros mais movimentados da cidade durante a noite. "Por enquanto, estamos apenas notificando cada um sobre as irregularidades. Na etapa seguinte, se houver reincidência, eles serão autuados e multados", explica Euclides Amaral de Jesus, coordenador do Sefis.
O DMLU está comunicando formalmente aos proprietários que eles são os responsáveis pela limpeza externa de seus estabelecimentos. Ao encerrarem suas atividades, diariamente, terão que deixar as calçadas limpas, para que a população não enfrente problemas relativo à limpeza urbana. Eles devem, pelo Código Municipal de Limpeza Urbana, zelar para que terceiros também não façam sujeira na frente dos seus estabelecimentos. Se isso acontecer, o proprietário é responsabilizado na forma da Lei.
Nos primeiros três dias de trabalho, os fiscais do DMLU já notificaram 89 estabelecimentos, nas ruas Lima e Silva, José do Patrocínio, República, João Alfredo, João Pessoa, Lopo Gonçalves, Coronel Genuíno, Venâncio Aires, Loureiro da Silva e Praça Garibaldi.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 16/08/2007)