Agentes da fiscalização de transporte e técnicos da inspeção veicular da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) intensificaram o controle dos gases emitidos por motores de veículos de médio e grande porte, movidos por óleo Diesel. Somente neste ano, foram fiscalizados 302 veículos, com 127 autuações e dois recolhimentos. Em agosto, das 19 fiscalizações realizadas até o momento, 16 resultaram em autuações.
Os responsáveis pelos veículos multados devem procurar empresas credenciadas pelo Inmetro para solucionar o problema e, posteriormente, liberar a documentação junto à EPTC O processo de inspeção e fiscalização acontece segundo resolução nº 251/99, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O valor médio da multa é de R$ 127,69, com 5 pontos na carteira.
Para medição, os agentes e técnicos da EPTC utilizam o opacímetro, equipamento instalado no cano de descarga dos veículos. A partir de um programa de computador é possível medir, com exatidão, o grau de poluição, de acordo com os níveis das emissões dos gases. O equipamento é regularizado pelo Instituto Nacional de Metrologia Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 16/08/2007)