Foi aprovado por unanimidade, nesta quinta-feira (16/08), na Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa gaúcha, o relatório final da Subcomissão de cana-de-açúcar, álcool e etanol. Entre as principais conclusões do trabalho, coordenado pelo deputado Heitor Schuch (PSB) , está a necessidade de criação de uma Comissão Especial de Bioenergia, vinculada ao gabinete da governadora Yeda Crusius, reunindo representantes de todas as secretarias e órgãos estaduais envolvidos com o tema.
Conforme o parlamentar, a Comissão Especial trataria basicamente da formulação de estratégias para a expansão da bioenergia no RS, entre as quais o cultivo de cana voltado à produção de etanol. "A pesquisa já comprovou que há potencialidade no RS para a cultura. A questão, agora, é definir questões importantes relacionadas a mercado, programas de incentivo, infra-estrutura e logística e regiões prioritárias."
O documento final sugere ainda, entre outros pontos, a criação de programas estaduais de expansão e desenvolvimento do setor, de forma sustentável, envolvendo a agricultura familiar, visando o aumento da produtividade das lavouras e de variedades resistentes a geadas, além da instituição de linhas de crédito específicas.
Criada em março, a subcomissão realizou reuniões, visitas a campo e audiências públicas, debatendo com todos os elos e setores envolvidos na cadeia produtiva da cana-de-açúcar, com o objetivo de traçar uma radiografia do setor e verificar o seu potencial no Estado diante do aumento da demanda por energia "limpa" no mundo, Schuch lembra que os gaúchos produzem somente 2% do álcool combustível que consomem, importando os 98% restantes especialmente de São Paulo, deixando de arrecadar importantes tributos. Além de garantir o abastecimento do RS, o fomento à cultura poderia representar geração de empregos e desenvolvimento econômico para o Estado, além diversificação de renda às propriedades rurais, especialmente as de pequeno porte.
(Por Lisiana dos Santos, Agência de Notícias AL-RS, 16/08/2007)