Com o objetivo de dar visibilidade à problemática mineira na Colômbia, as comunidades de Nariño, Chocó, Cauca, Bolívar e Risaralda realizarão uma Caravana Mineira que sairá de Bogotá em 17 de agosto e terminará em 4 de setembro em Nariño. A Caravana vai reunir líderes de comunidades mineiras de diferentes partes do país, cujos territórios foram solicitados pela multinacional AngloGold Ashanti (Kedahda) para exploração.
O grupo fará uma passagem por várias regiões a nível nacional que estão sendo afetadas pelos interesses da multinacional. A ação pretende mostrar à sociedade os atropelos físicos e legais com os quais a empresa transnacional vem expandindo seu domínio, além de fortalecer o movimento contra a grande mineração e defender a permanência das comunidades nos seus territórios.
A Caravana contará com a presença de dois líderes nacionais das comunidades e por membros de comunidades internacionais (Inglaterra, Estados Unidos, Canadá e Itália) envolvidas econômica ou legalmente com a atividade de Kedahda.
Desde novembro de 2006, os líderes das comunidades mineiras de Nariño, Chocó, Cauca, Bolívar e Risaralda começaram a se encontrar para confrontar e intercambiar suas problemáticas a partir da Audiência Mineira, celebrada em Medellín, durante o Tribunal Permanente dos Povos.
No último 23 e 24 de julho de 2007, as comunidades, reunidas no primeiro Encontro Nacional Agromineiro Interétnico, reiteraram sua oposição à presença das multinacionais em território colombiano e a legislação vigente. Começaram desde aí a construir caminhos de luta para a defesa e a permanência no território e o desenvolvimento artesanal da pequena mineração.
(
Adital, 14/08/2007)