Brasília, DF - A Agência Nacional de Águas (ANA) e a ONG The Nature Conservancy (TNC) começarão a colocar em prática a elaboração e publicação de mapas das Regiões Hidrográficas brasileiras, contendo informações como a disponibilidade hídrica e qualidade de água. Por isso hoje e amanhã (15 e 16/08), na sede da agência, em Brasília, está acontecendo a Oficina de Trabalho para Edição de Mapa da Região Hidrográfica do Paraná, a primeira contemplada pela ação.
O trabalho visa dar instrumentos a gestores e tomadores de decisão para o direcionamento de políiticas públicas que conciliem a conservação dos ambientes aquáticos com as demandas sociais. Em virtude do intenso uso de água na Região Hidrográfica – por cidades, indústrias e agropecuária -, é importante haver informações que permitam a conservação dos recursos hídricos, da biodiversidade e dos ambientes aquáticos.
Por ser muito importante para os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, a Região Hidrográfica do Paraná foi escolhida para abrir a série de mapas. Segundo estimativa da população brasileira de 2006, do IBGE, cerca de 32% da população brasileira vive na bacia do Paraná.
Tanto a ANA como a TNC contam com a participação da sociedade para a construção de cada mapa. As duas instituições convidarão gestores e especialistas de cada Região Hidrográfica para garantir a qualidade e a utilidade dos mapas.
Região Hidrográfica do ParanáA Região Hidrográfica do Paraná, com 32% da população nacional, apresenta o maior desenvolvimento econômico do País. Sua área de 879.860 Km² abrange seis estados, São Paulo (25% da região), Paraná (21%), Mato Grosso do Sul (20%), Minas Gerais (18%), Goiás (14%), Santa Catarina (1,5%) e o Distrito Federal (0,5%).
Cerca de 54,6 milhões de pessoas vivem na região (32% da população do País), sendo 90% em áreas urbanas. A região possui a cidade mais populosa da América do Sul, São Paulo, com 10,5 milhões de habitantes. Outros importantes centros populacionais são: Brasília, Curitiba, Goiânia, Campinas, Campo Grande e Uberlândia. A maior parte de população se concentra nas unidades hidrográficas dos rios Tietê e Grande, que, juntas, correspondem a 62% da população total.
O crescimento de grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Campinas, em rios de cabeceira, tem gerado uma grande pressão sobre os recursos hídricos. Isso ocorre porque, ao mesmo tempo em que aumentam as demandas, diminui a disponibilidade de água devido à contaminação por efluentes domésticos, industriais e drenagem urbana.
Originalmente, a Região Hidrográfica do Paraná apresentava os biomas de Mata Atlântica e Cerrado e cinco tipos de cobertura vegetal: Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Floresta Estacional Decídua e Floresta Estacional Semidecídua. O uso do solo na região passou por grandes transformações ao longo dos ciclos econômicos do País, o que ocasionou um grande desmatamento.
Com relação aos indicadores de saneamento básico, os percentuais da população atendida com abastecimento de água variam de 78,6% (no Paranaíba) a 95% (Tietê). A maioria das unidades hidrográficas está com um percentual acima da média do Brasil que é de 81,5%. O percentual da população atendida com rede coletora de esgotos nas unidades hidrográficas variam entre 32,3% (Paraná) e 84,1% (Grande). Os percentuais de tratamento de esgotos variam de 9,9% (Iguaçu) e 35% (Paranapanema), enquanto a média nacional é de 17,8%.
Divisão Hidrográfica NacionalPela Resolução Nº 32, de 15 de outubro de 2003, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, “Considera-se como região hidrográfica o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos”.
Região Hidrográfica Amazônica É constituída pela bacia hidrográfica do rio Amazonas situada no território nacional e, também, pelas bacias hidrográficas dos rios existentes na Ilha de Marajó, além das bacias hidrográficas dos rios situados no Estado do Amapá que deságuam no Atlântico Norte.
Região Hidrográfica do Tocantins/AraguaiaÉ constituída pela bacia hidrográfica do rio Tocantins até a sua foz no Oceano Atlântico.
Região Hidrográfica Atlântico Nordeste OcidentalÉ constituída pelas bacias hidrográficas dos rios que deságuam no Atlântico - trecho Nordeste, estando limitada a oeste pela região hidrográfica do Tocantins/Araguaia, exclusive, e a leste pela região hidrográfica do Parnaíba.
Região Hidrográfica do Parnaíba
É constituída pela bacia hidrográfica do rio Parnaíba.
Região Hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental É constituída pelas bacias hidrográficas dos rios que deságuam no Atlântico - trecho Nordeste, estando limitada a oeste pela região hidrográfica do Parnaíba e ao sul pela região hidrográfica do São Francisco.
Região Hidrográfica do São FranciscoÉ constituída pela bacia hidrográfica do rio São Francisco.
Região Hidrográfica Atlântico LesteÉ constituída pelas bacias hidrográficas de rios que deságuam no Atlântico - trecho Leste, estando limitada ao norte e a oeste pela região hidrográfica do São Francisco e ao sul pelas bacias hidrográficas dos rios Jequitinhonha, Mucuri e São Mateus, inclusive.
Região Hidrográfica Atlântico SudesteÉ constituída pelas bacias hidrográficas de rios que deságuam no Atlântico - trecho Sudeste, estando limitada ao norte pela bacia hidrográfica do rio Doce, inclusive, a oeste pelas regiões hidrográficas do São Francisco e do Paraná e ao sul pela bacia hidrográfica do rio Ribeira, inclusive.
Região Hidrográfica do ParanáÉ constituída pela bacia hidrográfica do rio Paraná situada no território nacional.
Região Hidrográfica do UruguaiÉ constituída pela bacia hidrográfica do rio Uruguai situada no território nacional, estando limitada ao norte pela região hidrográfica do Paraná, a oeste pela Argentina e ao sul pelo Uruguai.
Região Hidrográfica Atlântico SulÉ constituída pelas bacias hidrográficas dos rios que deságuam no Atlântico - trecho Sul, estando limitada ao norte pelas bacias hidrográficas dos rios Ipiranguinha, Iririaia-Mirim, Candapuí, Serra Negra, Tabagaça e Cachoeria, inclusive, a oeste pelas regiões hidrográficas do Paraná e do Uruguai e ao sul pelo Uruguai.
Região Hidrográfica do Paraguai
É constituída pela bacia hidrográfica do rio Paraguai situada no território nacional.
(
EcoAgência com informações da Agência Nacional de Águas, 15/08/2007)