O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lançou nesta quarta-feira (15/08), às 21h30, o livro e o prêmio Culturas Indígenas, com o objetivo de fortalecer as expressões culturais dessas comunidades.
A cerimônia de lançamento, no teatro do Serviço Social do Comércio (Sesc) da Vila Mariana, em São Paulo, homenageou o indígena Chicão Chicoró e contou com a participação de representantes de 467 comunidades e organizações.
Segundo o coordenador do Projeto Culturas Indígenas, Maurício Fonseca, no livro "as comunidades indígenas apresentam o seu cotidiano, em todas as áreas – da religião à culinária".
O projeto é resultado de parceria do Ministério da Cultura com a Associação Guarani Nhe` Ê Porã e premiará as 100 comunidades indígenas que mais valorizam sua representatividade étnica e regional. O prêmio total é de R$ 24 mil.
Fonseca destacou, no projeto, atividades que fortaleçam as expressões culturais: "Se uma comunidade vive um processo de perda de cultura e um grupo decide recuperar uma festa tradicional, por exemplo, isso revitaliza a tradição de cada comunidade indígena”.
(Por Quênia Nunes,
Agência Brasil, 15/08/2007)