O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciou a compra de energia renovável para sua sede em Washington, com a qual reduzirá em mais de 30% a emissão total de carbono. A instituição financeira assinou um acordo com a empresa de eletricidade Pepco Energy Services que confirma sua vontade de contribuir para aliviar o aquecimento mundial, explicou em comunicado Peter Ahearn, assistente do BID.
A iniciativa inscreve-se no compromisso que o BID adquiriu durante sua reunião anual de 2006, realizada no Brasil, de neutralizar as emissões de carbono. "Também oferece ao mercado de serviços energéticos a clara mensagem de que instituições grandes como o BID estão elegendo fontes de energia renovável, em vez das fontes tradicionais", acrescentou Ahearn.
Embora as emissões de carbono não possam ser evitadas, elas podem ser reduzidas através dos certificados de energia renovável. No caso do banco, a energia virá de uma usina de biomassa de madeira queimada situada em Cadillac (Michigan). Os créditos de carbono do BID são obtidos a partir de projetos de energia renovável e eficiência energética na América Latina e no Caribe, explicou o organismo na nota.
(
Efe, 15/08/2007)