Os governos do Brasil e de Benin firmaram nesta quarta-feira (15/08), em cerimônia no Palácio do Planalto, protocolo de intenções sobre cooperação técnica na área de biocombustíveis. Pelo acordo, os dois países desenvolverão cooperação técnica orientada para desenvolvimento de técnicas de produção, uso e comercialização de biocombustíveis no Benin.
O presidente do país africano, Boni Yaji, também assinou acordo de cooperação com o Brasil para estabelecimento de um mecanismo de consultas públicas periódicas sobre diversos temas. Pelo acordo, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Integração Africana, da Francofonia e dos Beninenses no Exterior realizarão consultas periódicas sobre o desenvolvimento das relações bilaterais nas áreas política, econômica, social, cultural, científica e tecnológica, bem como sobre temas regionais e internacionais de interesse comum.
Em discurso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou a visita que fez a Benin em fevereiro do ano passado. "Na histórica cidade de Uidá, fui recebido com música e festa muito familiares. Bonecos gigantes e dançarinos mascarados me fizeram lembrar do carnaval do Recife", disse o presidente brasileiro.
Lula manifestou-se confiante em que o etanol e o biodiesel democratizem a produção energética no mundo, protegendo o meio ambiente e servindo de instrumento de desenvolvimento dos países, criando empregos e novas oportunidades. Segundo o presidente, oito especialistas de Benin serão capacitados nas diversas etapas da produção do etanol de cana-de-açúcar.
O presidente disse que o Brasil quer também cooperar na produção de algodão em Benin. "A cultura do algodão nos une também na OMC [Organização Mundial do Comércio]. É parte de nossa luta comum por um comércio internacional mais equitativo", afirmou. "O Brasil acredita firmemente no multilateralismo. Queremos que os países em desenvolvimento participem mais, e em melhores condições, das grandes decisões internacionais e que desfrutem de maneira mais igualitária da riqueza mundial", completou.
O presidente do Benin agradeceu o apoio brasileiro e disse que considera o presidente Lula um "verdadeiro apóstolo na luta contra a pobreza no mundo". Boni Yaji destacou ainda que Lula é um grande amigo da África.
(Por Luciana Vasconcelos, Agência Brasil, 15/08/2007)