Prefeitos e representantes de 44 municípios do Estado participaram de reunião, nesta quarta-feira (15/08), na Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano para definir forma de ação integrada para apresentar projetos e captar recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para a área de saneamento.
Conforme portaria da Funasa, os municípios com menos de 50 mil habitantes, que apresentam projetos elaborados de esgotamento sanitário, abastecimento de água, resíduos sólidos e drenagem devem cadastrar-se até o dia 23 para receber recursos do governo federal. pelo trabalho de uma força-tarefa da equipe da secretaria e dos técnicos da Corsan, os municípios serão auxiliados neste cadastro, facilitando e agilizando a obtenção dos investimentos.
Os representantes de 44 municípios que participaram da reunião apresentam projetos de saneamento elaborados, pelo Programa Gaúcho de Saneamento Ambiental e Corsan. Segundo a técnica do Departamento de Saneamento da Secretaria, Mariangela Laydner, para 2008 serão cadastrados os outros municípios que apresentam projetos e serão elaborados os projetos das demais localidades. “Uma das maiores dificuldades para a obtenção de recursos da Funasa é a falta de projetos elaborados de acordo com os critérios da Fundação. Este não será mais um problema, pois estamos trabalhando em parceria com os municípios a fim de garantir os investimentos”.
O secretário Marco Alba destacou que o governo do Estado utiliza todos os instrumentos disponíveis para viabilizar os recursos para o saneamento no Estado. “Apesar das dificuldades financeiras, estamos construindo parcerias com os municípios e o governo federal para garantir a melhoria nos índices de esgotamento sanitário do Estado, que nas localidades atendidas pela Corsan é de apenas 13%. São investimentos que representam proteção do ambiente e saúde para a população”.
O diretor da Funasa, Clóvis Galery, afirmou que esta é uma importante ação e que vai representar uma grande melhora nos serviços saneamento para os pequenos municípios do Estado.
(Ascom Governo do Estado do RS, 15/08/2007)