As queimadas em áreas agropastoris da Região dos Campos de Cima da Serra serão debatidas em audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (16/08). Na reunião, o pró-reitor de Pesquisas da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Jaime Lovatel, irá explanar um estudo científico que comprova que a prática pode ser usada como técnica de manejo de solo sem prejudicar o meio ambiente. O encontro foi solicitado por vereadores e prefeitos da região, que buscam a aprovação de uma legislação, com base na pesquisa acadêmica, que regulamente as queimadas em campos nativos.
O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Adolfo Brito (PP), destaca que os Campos de Cima da Serra apresentam uma situação rara no mundo em termos de associação de mata nativa e campos, que apresentam alta diversidade de espécies vegetais e se constituem as bases da pecuária praticada em pequenas e médias propriedades. “A região possui características próprias. O efeito do rigor do clima na vegetação é marcante, com os campos desprotegidos, onde são queimados pelo gelo do inverno”, apontou.
Também devem participar do encontro o coordenador do Centro de Apoio do Meio Ambiente do Ministério Público do RS, promotor Alexandre Saltz; prefeitos e vereadores da região, além de representantes de entidades ligadas ao tema. A audiência pública terá início às 9h30min, na Sala José Antônio Lutzenberger, no 4º andar da Assembléia.
(Por Joana Colussi, Agência de Notícias AL-RS, 15/08/2007)