O diretor de Ensino do Instituto Vida Solidária, Luiz Carlos Correa da Silva, ocupou nesta quarta-feira (15/08) a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre para divulgar o II Fórum para a Promoção de Ambientes Livres do Fumo. O evento ocorrerá no próximo dia 28, às 19 horas, no Centro de Eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).
Silva disse que o projeto foi idealizado pela Associação como forma de buscar uma melhoria de vida da população, além de defender a redução do tabagismo. "Nossa intenção futura é de eliminação total desse problema de saúde pública", disse.
Silva afirmou também que o tabagismo passivo é danoso a todos, desde o feto até o adulto. Foi também solicitado aos vereadores apoio a projeto de lei do vereador João Carlos Nedel (PP) que proíbe no município de Porto Alegre o fumo em recintos públicos fechados, como bares e restaurantes.
“A Câmara Municipal de Porto Alegre foi pioneira em tratar desse tema, todas as câmaras do Estado deveriam copiar essa proposta implantando em seus municípios”, ressaltou. “Para ter saúde é preciso não fumar”.
Em nome de suas bancadas falaram os vereadores Cláudio Sebenelo (PSDB), Haroldo de Souza (PMDB), João Carlos Nedel (PP), Maristela Maffei (PCdoB), Dr. Goulart (PTB), Margarete Moraes (PT), Neuza Canabarro (PDT) e Maristela Meneghetti (Dem).
(Por Regina Tubino Pereira, Ascom CMPA, 15/08/2007)