Representantes das entidades que compõem o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/RS) aprovaram, no início da semana, os projetos para este ano. Para cerca de 70 projetos, o Ministério do Desenvolvimento Agrário destinará R$ 4,1 milhões para investimentos e R$ 220 mil para custeio, com contrapartida das prefeituras.
Os projetos dizem respeito a iniciativas na área de bioenergia, compra de equipamentos para agroindústria, apoio à bacia leiteira, apoio ao cooperativismo, beneficiamento e secagem de grãos, apoio ao cooperativismo, organização da agricultura familiar, organização dos sindicatos rurais, entre outros. A previsão é de que, após a avaliação em Brasília, os recursos sejam empenhados e liberados. “Muitos desses recursos dizem respeito à agricultura familiar. Serão direcionados para projetos que tiveram a avaliação prévia para que se tenha a garantia de investimento por parte desses beneficiários e, conseqüentemente, de desenvolvimento”, observou o secretário executivo do Conselho, Egon Gillmeister.
Durante o encontro, foi feita proposta de unificação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável com o Conselho Estadual do Pronaf. “O Conselho do Pronaf perdeu o sentido após a criação da Delegacia Federal do MDA. Muitas das atribuições passaram para a Delegacia e outras podem ser assumidas pela de Desenvolvimento Rural”, explicou Gillmeister. Os conselheiros irão analisar a proposta e o regimento interno para a decisão na próxima reunião, em outubro.
(
Diário Popular, 15/08/2007)