Produzida por artesãos da região da Costa Doce e tendo como tema a fauna local, a coleção Bichos do Mar de Dentro será lançada na 12ª Paralela Gift – Feira de design e produtos contemporâneos, evento nacional destinado a lojistas e profissionais da área, que reúne o melhor do design e do artesanato nacional.
A coleção resulta do trabalho de um grupo de cerca de 30 artesãos capacitados pelo Sebrae/RS, por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) da Costa Doce. A Associação das Micro e Pequenas Empresas de Rio Grande (Amperg) também apoiou os artesãos no trabalho. O APL busca fortalecer e desenvolver o turismo na região em que está inserido. A Paralela Gift ocorre no São Paulo Arena Convention, na capital paulista, de 15 a 19 de agosto.
"A coleção Bichos do Mar de Dentro oferece uma identidade ao artesanato da Costa Doce, além de mostrar para todo o Brasil a beleza da fauna e flora da região, sugerindo a sua preservação", explica a gestora do APL, Jussara Argoud.
O chamado Mar de Dentro é formado pelo maior complexo lagunar do mundo: as Lagoas dos Patos e Mirim, que constituem um dos mais importantes santuários ecológicos do País. A Costa Doce é uma região turística cujo cenário é composto por belas praias de águas doces e salgadas, compondo um rico e precioso patrimônio cultural e natural.
ColeçãoA coleção é formada por 82 peças em tecido, biscuit, madeira e bordado. O grupo de artesãos conta com profissionais das cidades do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Camaquã e São Lourenço do Sul. A capacitação oferecida ao grupo ocorreu em dezembro de 2006 por meio de uma oficina realizada em Rio Grande. "Trabalhamos há muitos anos com artesãos da região e conhecemos a dificuldade que esses profissionais enfrentam para criar uma marca e uma identidade próprias", afirma a presidente da Amperg, Ivone da Rosa. De acordo com ela, a participação na feira paulista "é um trabalho de base, no qual os artesãos participantes irão multiplicar os conhecimentos obtidos".
O grupo será representado por três profissionais que irão à Paralela Gift com o incentivo das entidades envolvidas. Uma das integrantes é Flávia Coelho de Souza, de São Lourenço do Sul. Ela e o marido, José Carlos Neutzling, produzem peças em biscuit e madeira há cerca de três anos. Na feira, o casal exibirá 12 itens representando animais do Mar de Dentro, como o quero-quero, a cobra, a capivara, o gambá, o ratão do banhado e o jacaré-de-papo-amarelo. Flávia e Neutzling são os responsáveis por todo o processo de produção das peças que oferecem. "Preparamos a massa, moldamos, pintamos e acondicionamos em caixas de madeira", explica Flávia.
A Paralela Gift é fechada ao público não-vinculado ao segmento de design e artesanato. Na mostra, em que também é proibido haver comercialização de peças, são apresentados produtos para casa e acessórios de uso pessoal. A área de exposição tem 5,5 mil metros quadrados.
(
Jornal Agora, 15/08/2007)