As autoridades do Havaí declararam o estado de emergência devido à aproximação do furacão "Flossie" apesar de a tempestade ter sido rebaixada à categoria 3. Fontes oficiais na ilha afirmaram que as autoridades abriram refúgios para receber possíveis desabrigados.
A CNN informou que um terremoto de 5,8 graus da escala Richter atingiu a ilha americana. "Estamos levando o caso muito a sério", disse uma porta-voz de Harry Kim, prefeito do Havaí, depois do anúncio do estado de emergência na ilha, que tem 160 mil habitantes.
Os ventos diminuíram e são de 185 km/h, correspondentes à categoria 3, informou o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA. Mesmo assim, "continua sendo uma tempestade perigosa e seu olho é claro e definido", disse uma fonte do órgão. Os furacões são divididos em cinco categorias pela escala Saffir-Simpson, sendo 1 a de menor escala. Na de 5, os ventos chegam a 249 km/h.
No Havaí, a intensidade deve se manter nas próximas horas, quando "Flossie" passará a cerca de 140 quilômetros da maior ilha do arquipélago. "Seu deslocamento é mais ou menos o previsto", e é pouco provável que atinja as ilhas principais, segundo o serviço de meteorologia.
Além de declarar o estado de emergência no Havaí, as autoridades mantêm sob advertência de tempestade tropical todo o estado. A população foi alertada para a possibilidade de inundações devido a chuvas intensas na quarta-feira. As fontes do Centro de Furacões indicaram que o efeito do furacão nos outras ilhas será de um aumento na altura das ondas e dos ventos. No entanto "todas as ilhas do Havaí correm igual risco de furacões e ainda existem possibilidades de alteração do curso", ressaltou uma das fontes.
(
G1, 14/08/2007)