Com 30 das 40 empresas previstas já inscritas, começa na quarta-feira (22) a Feira Internacional de Econegócios e Tecnologias Limpas. A feira será aberta às 18h, na quarta-feira, e vai até o dia 25 próximo, no Pavilhão de Exposições de Carapina, na Serra. A feira deve mobilizar governos, empresas e pesquisadores para os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
A feira é organizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae), pela prefeitura da Serra, pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e pelo Instituto de Desenvolvimento Integrado para Ações Sociais (Ideias).
Na programação científica serão discutidos temas como "Energias renováveis e energias limpas", "Mudanças climáticas", "Gestão e gerenciamento de resíduos sólidos", "Mercado ambiental" e "Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente".
A feira terá ainda atividades como palestras, rodada de negócios e mesas redondas. Haverá ainda o lançamento do livro "Tecnociências e Humanidade", do secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pingelli Rosa.
Ainda na programação, uma exposição de ecodesign e artesanato feito com materiais reaproveitáveis, e vasta programação cultural, incluindo apresentações de música e teatro.
Informam os organizadores que os participantes nada pagarão. Entre os patrocinadores da feira, figuram as poluidoras ArcelorMittal Tubarão (ex-CST), Aracruz Celulose e a Energias do Brasil.
(Por Ubervalter Coimbra,
Século Diário, 15/08/2007)