Preocupado em reverter os danos causados ao meio ambiente pelo progresso global, o deputado Gilmar Sossella (PDT) criou um projeto de lei que visa conscientizar estudantes e amenizar os problemas provocados pela ação do ser humano.
O projeto denominado "Semeando o Verde nas Escolas da Rede Pública de Ensino do Estado" consiste no plantio de uma espécie de árvore nativa, por cada estudante da 1ª série, no dia Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Prevê ainda a promoção de ações educativas com objetivo de esclarecer a comunidade escolar, sobre ecologia e preservação do meio ambiente, cuja lei poderá ser regulamentada para garantir sua execução.
O superaquecimento do planeta, gerado especialmente pela poluição e devastação da natureza, é uma das consequências da falta de conscientização, apontadas por Sossella. O parlamentar está preocupado em amenizar as implicações geradas pelo crescimento desenfreado, e amenizar o impacto nas futuras gerações, sendo este também, um dever do poder público.
- Não podemos ficar imunes a esta situação que também atinge de forma considerável o Estado do Rio Grande do Sul. Como cidadãos e representantes do povo gaúcho, é preciso que façamos a nossa parte, disse Sossella.
(Por Antonio Grzybovski, Agência de Notícias AL-RS, 14/08/2007)