A Secretaria Estadual do Meio Ambiente promoveu dia 9, em Pelotas, o primeiro encontro com prefeitos dos municípios da área de abrangência do Programa Pró-Mar-de-Dentro. A gestão ambiental descentralizada e compartilhada entre o Estado e os municípios foi o tema principal da noite, visando incentivar os municípios para exercerem a gestão ambiental, especialmente, o licenciamento de atividades de impacto local.
Os prefeitos presentes elogiaram a condução da secretaria em apresentar uma nova concepção do Programa já no início do governo, salientando a importância deste para a região. Além disso, tiveram a oportunidade de discutir formas de atuação, bem como levantar soluções para as dificuldades pelas quais as diferentes instâncias passam no decorrer do processo.
Segundo a coordenadora do programa, Maria Elisabete Ferreira, o trabalho compartilhado desenvolvido pela secretaria na área de abrangência do Pró-Mar-de-Dentro contará com mais dois encontros – Tramandaí em 30 e 31 de agosto e Camaquã em 8 e 9 de outubro, com a participação do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Siga/RS), da Assessoria de Educação Ambiental e do Departamento de Recursos Hídricos.
No dia 10, em continuidade da proposta de gestão ambiental compartilhada, ocorreu o 2° Encontro Regional de Capacitação de Agentes Prevencionistas do Pró-Mar-de-Dentro. Durante todo o dia foram realizadas palestras, painéis e debates entre técnicos e gestores municipais e estaduais de Meio Ambiente, Educação, Saúde e áreas de interesse mútuo.
Participaram do encontro os municípios de Aceguá, Arroio do Padre, Bagé, Balneário Pinhal, Camaquã, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cristal, Herval, Jaguarão, Lavras do Sul, Osório, Pedras Altas, Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, Tapes e Turuçu.
(
Jornal Agora, 14/08/2007)