O governo do Estado, através da Secretaria de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, está preparando um projeto que visa aumentar a cobertura dos serviços de esgoto no Estado. A idéia é utilizar recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a fundo perdido, para beneficiar, prioritariamente, municípios com menos de 50 mil habitantes.
“Esta será uma ação do Estado em que a secretaria e a Corsan irão ajudar os municípios a padronizar os projetos e formatar o cadastramento para buscar habilitação, junto à Funasa, aos financiamentos para água e esgoto. Sempre foi preocupação da governadora Yeda Crusius levar o saneamento básico à totalidade de nossos municípios, principalmente aqueles que não estão inseridos no sistema de atendimento da Corsan, que hoje está presente em 319 municípios. A meta é beneficiar mais de 1,2 milhão de pessoas”, ressaltou o secretário Marco Alba.
A primeira reunião está agendada para amanhã, às 14h, no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no Centro Administrativo do Estado, 12º andar, com prefeitos ou representantes de 75 municípios com menos de 50 mil habitantes. “Na oportunidade queremos apresentar o objetivo do convênio, solicitar autorização dos municípios para cadastrarmos junto à Funasa os pleitos e verificarmos de que as informações serão enviadas corretamente. Logo após, iniciaremos o processo de Licenciamento junto à Fepam destes projetos de esgoto e acompanhar o andamento do processo até sua conclusão”, explicou.
(
Diário Popular, 14/08/2007)