O diretor Técnico da Emater/RS, Paulo Silva, busca, nesta terça-feira (14/08), em Santana do Livramento, diálogo com agricultores assentados para a implantação de um projeto piloto para viabilização de culturas de agroenergias. “A intenção é propor aos técnicos e agricultores um debate em torno da implantação de uma unidade demonstrativa de mamona”, diz o chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Mário González. A Emater/RS-Ascar estabeleceu a agroenergia como um dos 11 programas prioritários da gestão.
Silva estará acompanhado dos assistentes técnicos estaduais da Reforma Agrária, Cláudio Aguiar, e da Agroenergia, Alencar Paulo Rugeri. Participam ainda do encontro o assistente técnico da Reforma Agrária do Escritório Regional da Emater/RSAscar de Bagé, Erone Londero, o gerente Mário Antônio da Silveira e o gerente adjunto Carlos Requião.
Na visita que fará a áreas de reforma agrária no município, Silva vai conhecer agricultores do assentamento Capivara, na localidade de Itaquatiá, a cerca de 35 km do centro da cidade, onde 26 famílias produzem grãos e exploram a bovinocultura de leite e de corte. “É justamente nesse assentamento que se pretende implantar a unidade demonstrativa de mamona devido à organização e empenho dos seus integrantes”, explica Erone Londero.
O diretor técnico da Emater/RS também fará visitas a mais dois assentamentos de Santana do Livramento. No Seguidores de Che Guevara verificará os resultados do trabalho realizado pelos técnicos em saneamento básico e, no Assentamento Paraíso 2, conhecerá a produção da área de batata-doce.
(Ascom Governo do Estado do RS, 13/08/2007)