Centenas de ativistas deverão se unir hoje (14/08) aos manifestantes que desde domingo acampam perto do aeroporto de Heathrow, em Londres, para mostrar a sua preocupação com a mudança climática e exigir medidas para enfrentar o problema. O protesto vai durar uma semana. Os manifestantes querem que o Governo britânico paralise os planos de expansão do aeroporto, que já está construindo um quinto terminal, com abertura prevista para março de 2008.
Segundo os organizadores, a ampliação de Heathrow terá efeitos nocivos na atmosfera e contribuirá para aumentar o problema do aquecimento global. Os organizadores do polêmico Acampamento de Ação do Clima marcaram uma "ação direta de massas" para domingo. Mas garantem que o ato será pacífico, sem invasão das pistas de aterrissagem, como se temia.
Um porta-voz da residência e escritório oficial do primeiro-ministro Gordon Brown afirmou que qualquer ação que interferisse no funcionamento normal do aeroporto seria "inaceitável". Cerca de 250 pessoas já estão acampadas numa área ao norte do aeroporto. A organização espera que no protesto do fim de semana sejam mais de 2 mil ativistas. A Polícia mandou cerca de 1.800 agentes ao acampamento e arredores para vigiar os atos de protesto.
(
Efe, 14/08/2007)