A Agência Nacional de Águas (ANA) e a ONG The Nature Conservancy (TNC) começarão a colocar em prática a publicação de mapas das Regiões Hidrográficas brasileiras contendo informações, como: disponibilidade hídrica e qualidade de água. O trabalho visa a dar instrumentos a gestores e tomadores de decisão para o direcionamento de ações que conciliem a conservação dos ambientes aquáticos com as demandas sociais. Entre 15 e 16/08, na sede da ANA, em Brasília, ocorrerá a Oficina de Trabalho para Edição de Mapa da Região Hidrográfica do Paraná, a primeira a ser contemplada pela ação.
Por ser muito importante para os biomas do Cerrado e da Mata Atlântica, a Região Hidrográfica do Paraná foi escolhida para abrir a série de mapas. Um total de 32% da população brasileira vive na bacia do Paraná. Em virtude do intenso uso de água na Região Hidrográfica – por cidades, indústrias e agropecuária -, é importante haver informações que permitam a conservação dos recursos hídricos, da biodiversidade e dos ambientes aquáticos.
Tanto a ANA como a TNC contam com a participação da sociedade para a construção de cada mapa. Por isso, as instituições convidarão gestores e especialistas de cada Região Hidrográfica para garantir a qualidade e a utilidade dos mapas.
(Ascom ANA, 13/08/2007)