Na capital federal, um hospital reverte a venda de material reciclável em benefícios para os funcionários e vai premiar, com um carro zero, quem se destacar na coleta
Com a regulamentação da Anvisa para o Gerenciamento dos Resíduos de Serviços
de Saúde, hospitais de todo o País tiveram que enfrentar o desafio de administrar seu lixo dentro de regras específicas que zelam pelo meio ambiente e pela saúde pública. Na Capital Federal, o Hospital Brasília transformou a obrigação em inspiração para a mudança cultural. "Quando encaramos o tratamento do lixo gerado por nossa instituição, vimos que era necessário instituir um projeto de reciclagem", conta Glória Gomes, gerente de administração do Brasília.
O projeto nasceu há pouco mais de 1 ano, mas os resultados já são bem maduros. "Começamos a ação através de campanhas de conscientização dos colaboradores, orientando-os para a coleta seletiva do lixo de escritório: papéis, plásticos, vidros e metais. Em seguida, incentivamos que estendessem a ação às suas casas e que trouxessem a coleta para o hospital", descreve Glória. Através de uma gincana interna, atingiram a meta de uma tonelada nos primeiros 60 dias. Em 2007, a meta é bem ousada: esperam reunir 40 toneladas de material reciclável e, para estimular a adesão dos funcionários, vão premiar com um carro zero quem se destacar na coleta.
A gestora, que é também responsável pelo programa de reciclagem, esclarece que pelo fato de utilizar cada vez mais produtos industrializados, o ser humano produz diariamente cerca de 5 quilos de lixo. "Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. A boa notícia é que a maioria desses materiais é passível de reciclagem, sendo novamente utilizada como matéria-prima e até no artesanato", afirma.
Para o Hospital Brasília, o lixo agora é objeto de desejo, pois a venda dos materiais coletados pelos próprios colaboradores gera recursos que retornam à empresa, com a melhoria do ambiente de trabalho. "Estamos implantando, com os recursos obtidos, salas de ginástica e massagem, além de confraternizações", comemora Glória. Mas isso não é suficiente: o corpo funcional do hospital quer extrapolar os muros da empresa e levar a experiência à comunidade, motivando a formação de novas células de reciclagem na cidade.
Confira os Principais Benefícios da Reciclagem
* Diminui a poluição do meio ambiente - solo, água e ar;
* Mantém a cidade limpa;
* Melhora a qualidade de vida;
* Economiza energia;
* Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
* Melhora a produção de compostos orgânicos;
* Gera renda;
* Motiva a consciência ecológica;
* Poupa a natureza da extração de recursos.
(
Envolverde/Assessoria, 13/08/2007)