O Ministério de Minas e Energia, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) estão desenvolvendo estudos para incentivar o desenvolvimento e o aumento da produtividade do setor de bioeletricidade no país.
Segundo a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o estudo contempla vários aspectos para desenvolver e dar maior produtividade ao setor. O primeiro aspecto do estudo, segundo a ministra, é a possibilidade do desenvolvimento de toda uma estrutura de financiamento por parte do BNDES para modernizar as usinas de energia.
“Hoje existem caldeiras que têm capacidade de queimar e produzir mais energia por unidade de produto. Então é o caso de se financiar a substituição de caldeiras. Estamos também estudando formas de inserção destas usinas na rede básica de distribuição. A idéia inicial é a criação de hubs (centros de distribuições e de coleta de energia), que distribuiria essa energia na rede elétrica”, adiantou.
A ministra informou que o ministério, o BNDES e a EPE também estão discutindo com os governos estaduais incentivos tributários para as usinas, para que possam oferecer preços mais competitivos.
(Por Nielmar de Oliveira, Agência Brasil, 13/08/2007)