A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (13/08), projeto da vereadora Margarete Moraes (PT) que institui o Projeto Cultural 2007 - 200 anos do Parque Farroupilha. A proposta é alusiva aos 200 anos da doação, pelo Estado, de área verde ao Município, e destinada à instalação do Parque Farroupilha. De acordo com o texto aprovado, a programação será organizada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Conforme Margarete, o Parque Farroupilha, além de ser uma área que qualifica ambientalmente a Cidade, incorpora parte significativa da história de Porto Alegre. "O Parque, inicialmente, localizava-se à margem da cidade, na parte externa das muralhas da Porto Alegre antiga, e servia como local de parada do gado que ia ser vendido nos açougues”, observa.
A vereadora destaca ainda que, por sua localização, em uma área alagadiça, o local era conhecido como Campo da Várzea. “Sua destinação como parque constava na doação da área à cidade, feita pelo governador Paulo da Gama, e foi isso que impediu de o Parque ser loteado em 1826".
Margarete ressalta ainda que, em virtude da proximidade da área com a Capela do Bom Fim, o parque foi batizado como Campo do Bom Fim em 1867. "Posteriormente, em lembrança à abolição da escravatura em Porto Alegre, que ocorreu em 1884, foi proclamado o atual Parque Farroupilha e batizado, pela Câmara Municipal, de Parque da Redenção.”
(Por Carlos Scomazzon, Ascom CMPA, 13/08/2007)