Estrela - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico continua este mês o roteiro de poda de árvores localizadas nas calçadas de passeio. As unidades plantadas nessas áreas são de responsabilidade da prefeitura, mesmo se os moradores realizaram o plantio. A equipe da pasta informa a quem tenha interesse em plantar ou fazer qualquer intervenção na vegetação do passeio público que deve solicitar orientação e autorização do setor.
Para o caso de necessidade urgente de poda o morador precisa pedir o serviço no protocolo da prefeitura. Incluem-se plantas que danificam residências, causando problemas como umidade ou quando há galhos sobre muros, grades ou muito próximos às janelas.
Segundo o biólogo Emerson Musskopf, que acompanha esses casos, é difícil esse tipo de ocorrência, mas a equipe da secretaria está preparada para atuar nessas situações. Ele destaca que a prefeitura é responsável também por fazer a poda quando os galhos podem causar risco à rede elétrica ou interferem no trânsito de pedestres e motoristas. A empresa AES Sul executa a tarefa quando os galhos já estão em contato com a fiação. "Realizamos a poda ecológica ou no formato de ‘V’, preparatória para não encostar no fio. Por isso sem as técnicas necessárias o corte pode ser feito errado e refletir na raiz, levantando a calçada e interferindo nos galhos, que podem atingir a rede", detalha o biólogo.
EquipeO técnico agrícola Danilo Sander, responsável pelo serviço, os biólogos Emerson Musskopf e Jaqueline Spellmeier e mais dois funcionários trabalham em período integral na atividade, que inclui ainda o recolhimento do lixo verde e sinalização da via pública. Os moradores que precisarem de coleta de resíduos verdes devem contatar pelo (51) 3981-1077.
RoteiroEm agosto o roteiro de poda inclui Pinheiros (Rota do Sol, BR-386 e trevo), Imigrantes (Cohab II, Rua Coronel Brito, BR-386 e Arroio Estrela) e Alto da Bronze (Arroio Estrela, Rua Bruno Schwertner, Júlio de Castilhos e Mathias Sobrinho). Em setembro o encerramento do serviço abrange os bairros Auxiliadora, Cristo Rei e São José. Os demais receberam o serviço a partir de maio.
(
O Informativo do Vale, 13/08/2007)