Imagine usar um cartão como o de um celular pré-pago para inserir créditos de água e ter o produto à disposição na rede interna de casa. Essa tecnologia foi apresentada no encerramento do Seminário de Medição Individualizada, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. O evento contribuiu para mobilizar e capacitar gestores públicos, técnicos em saneamento, construtores, engenheiros de obras, projetistas, arquitetos, síndicos e interessados. O hidrômetro pré-pago pode ser a solução para os condomínios populares nos quais a inadimplência de alguns moradores resulta no corte de água para todos.
A tendência de medir o consumo individual de água nas economias vem crescendo mundialmente, porque os usuários estão exigindo na Justiça o rateio das despesas de condomínio. Um levantamento apontou que, em São Paulo, 70% das pessoas consomem menos água do que pagam na conta. A medição individual está em consonância com a crescente conscientização das pessoas sobre a escassez da água como recurso em escala planetária. 'Esse sistema permitiu uma redução de até 21% no consumo mensal de água', relatou o representante da Agência Nacional de Águas (ANA), Eduardo Felipe Corrêa de Oliveira.
Porto Alegre já está adotando o sistemaO custo para colocar medidores individuais varia entre R$ 500,00 e R$ 1,5 mil, conforme a complexidade da instalação predial. 'No Brasil, 8% dos condomínios residenciais já individualizaram o sistema', revelou Oliveira. Segundo ele, o processo está bem avançado em Goiânia (GO), Recife (PE) e Guarulhos (SP).
Porto Alegre está adotando o sistema nos condomínios populares novos construídos pelo Departamento Municipal da Habitação (Demhab). 'Os edifícios residenciais novos com mais de três andares e os condomínios horizontais adotaram o sistema em 1998', disse o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flavio Presser. Ele frisou que a cobrança do serviço se torna mais justa. A economia pós-individualização, para moradores de condomínio, é de 17%.
(
Correio do Povo, 13/08/2007)