Activistas montaram hoje um acampamento perto do aeroporto londrino de Heathrow, onde pretende realizar uma semana de acções para denunciar o papel da indústria aeronáutica no sobre-aquecimento do planeta. São esperadas 1500 pessoas para participarem nesta série de manifestações que começam, oficialmente, na terça-feira. Os organizadores prometeram que não vão perturbar o tráfego do aeroporto, o maior da Europa com 180 destinos em 90 países.
“O nosso objectivo não é afectar os passageiros ou arruinar as suas férias. Queremos desafiar a indústria da aviação”, explicou um porta-voz. “As pessoas precisam fazer alguma coisa e é por isso que montámos este acampamento onde todos podem vir e aprender coisas sobre as alterações climáticas, falar sobre o que precisamos fazer, aprender sobre formas de vida mais sustentáveis e agir contra “criminosos do clima” como a BAA” (entidade gestora dos aeroportos de Heathrow, Stansted e Gatwick), comentou Gemma Davis, porta-voz da iniciativa Camp for Climate Change.
Heathrow tem quatro terminais e prevê-se que um quinto abra em 2008. É utilizado por 1,5 milhões de passageiros durante a semana. Foram destacados 1800 polícias para evitar eventuais distúrbios à ordem pública.
(AFP/ Reuters/
Ultimo Segundo, 13/08/2007)