Servidores do Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros da Superintendência do Ibama em Mato Grosso , em conjunto com fiscais do Núcleo de Operações, realizaram nesta terça-feira (7), em Cuiabá, mais uma operação de fiscalização em atendimento a denúncias de animais silvestres mantidos em cativeiro de forma irregular. Ao todo foram apreendidas 12 aves, sendo um periquito, três papagaios e oito curiós. As gaiolas onde os psitacídeos foram encontrados eram de tamanho reduzido, o que impedia que eles pudessem se movimentar. Os animais estavam com as asas cortadas e estavam sendo alimentados com restos de alimentos fornecidos pelos infratores.
Dos passeriformes, dois foram encontrados com um criador sem registro, sendo um sem anilha e um com anilha registrada em nome de outro criador já autuado pelo Ibama em novembro de 2006, que teve sua criação embargada pela manutenção de quatro curiós, quatro sabiás-laranjeira, sendo um adulto e três filhotes e um coleirinho, todos sem anilha. Os outros seis curiós foram encontrados em um bar, expostos ao lado de garrafas de bebidas alcoólicas. O criador possui registro no SISPASS, porém seu cadastro estava desatualizado e as aves não constavam de sua relação. Os psitacídeos, após serem marcados com anilhas contendo a sigla Ibama/MT, foram entregues ao Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso e os passeriformes foram entregues a um fiel depositário, mediante Termo de Depósito.
Os fiscais também autuaram e embargaram uma lavanderia, que utilizava produtos químicos e madeira, funcionava sem Licença de Operação e não apresentava registro no Cadastro Técnico Federal - CTF. A empresa operava em uma área residencial e não possuía nenhum sistema de tratamento de rejeitos químicos e de controle de poluição gasosa. O local, um galpão adaptado, não apresentava condições de funcionamento, pois os funcionários trabalhavam sem nenhum equipamento de proteção em um ambiente com altíssimas temperaturas e que exalava forte cheiro de gases tóxicos.
Em 2007 já foram apreendidos pelo Núcleo de Fauna e Recursos Pesqueiros da Superintendência do Ibama no Mato Grosso 170 animais silvestres que eram mantidos irregularmente em cativeiro, sendo 85 aves, 14 mamíferos, sete répteis e 64 animais exóticos (javalis). Estes números são proporcionalmente menores que os do ano de 2006, quando foram apreendidos 547 animais, demonstrando o efeito positivo das ações não só de fiscalização realizadas tanto na capital quanto no interior do Estado. Outro trabalho bem sucedido é o de orientação quanto à legislação ambiental em vigor visando coibir a captura, comercialização e manutenção ilegal em domicílio de animais silvestres e de esclarecimento sobre os procedimentos para se criar animais silvestres em cativeiro de forma legal.
(
Diário de Cuiabá, 10/08/2007)