A Secretaria do Meio Ambiente, por meio da Companhia de Tecnologia e Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Cetesb) e no âmbito da “Operação Inverno”, realizou, na quinta-feira (09/08), uma nova campanha de educação ambiental no Porto de Santos, objetivando conscientizar os motoristas de caminhões que circulavam junto ao Portão 13 do porto.
Durante o evento, técnicos verificaram os níveis de emissões de gases poluentes dos caminhões e orientaram motoristas sobre como economizar combustível, além de mostrar como reduzir a emissão de fumaça preta. Foram averiguadas as emissões de 60 caminhões, sendo que, destes, 20 foram reprovados, representando um índice de 33,3% de reprovação.
A Operação Inverno faz parte do “Respira São Paulo”, um dos 21 Projetos Ambientais Estratégicos do Governo do Estado. O projeto visa controlar, nas regiões metropolitanas, a poluição atmosférica, intensificar a fiscalização, usar novas tecnologias para controle da poluição e estabelecer metas de redução e neutralização para as indústrias mais poluentes.
Na edição passada, de ação de conscientização ambiental no Porto de Santos, em 2006, 49% dos veículos avaliados estavam em desconformidade, enquanto que em 2005 este índice foi ainda maior, pois 75% dos caminhões analisados estavam desregulados. Para verificar com mais precisão os níveis de poluição, os técnicos da Cetesb utilizam um opacímetro, equipamento eletrônico que mede o volume de fumaça e outros componentes químicos presentes na queima do óleo diesel.
Embora a Cetesb tenha, entre outras atribuições, a função de fiscalizar, o objetivo desse evento não é multar motoristas. A idéia é reduzir a emissão de fumaça por intermédio da educação ambiental. Assim, os caminhoneiros podem reduzir a emissão de gases poluentes, melhorar o desempenho de seu veículo e ainda evitar que sejam futuramente multados.
Além de receber brindes, os motoristas que participaram do evento puderam aprender como fazer pequenas regulagens em seus caminhões. Isso porque disponibilizou-se um mecânico que, inclusive, realizou a troca de filtros de ar gratuitamente. No caso de regulagens mais complexas, recomendou-se que o motorista leve o veículo a uma oficina capacitada pela Cetesb para fazer a correta manutenção.Na ação desta quinta-feira, a Cetesb contou com o apoio e parceria do CONPET (Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural), do SINDIREPA (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo) e da Filtros Mann, esta última avaliando e substituindo gratuitamente filtros de ar dos caminhões.
(Por Julio Vieira, Ascom Cetesb, 09/08/2007)