O deputado Fabiano Pereira (PT) participou, na manhã de sexta-feira (10/08), de uma reunião entre o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde no RS, Luís Carlos Machado, e uma comitiva de prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável das Águas da Serra (CONDESAS). Na pauta, projeto elaborado pelo Consórcio que busca a estruturação de uma usina de reciclagem e neutralização de lixo e resíduos sólidos na cidade de Tupanciretã, centro do Estado.
De acordo com o vice-prefeito de São Martinho da Serra, Roque Farias, o projeto prevê, ainda, a aquisição de caminhões e equipamentos que seriam destinados exclusivamente para a coleta e transporte dos materiais até Tupanciretã. Se aprovado o projeto, que passará por adequações e será encaminhado a Brasília para aprovação em breve, a usina serviria, além da própria Tupanciretã, também aos municípios de Dilermando de Aguiar, Itaara, Jari, Júlio de Castilhos, Quevedos, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul e Toropi. "È um investimento estratégico para a economia e para a qualidade de vida das comunidades que vivem nos municípios integrantes do CONDESAS", salientou Fabiano que acredita na liberação do recurso pois as questões de saneamento básico tem recebido especial atenção por parte do governo federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Participaram da reunião a prefeita de Tupanciretã e presidenta do CONDESAS, Iracema Pirotti, o prefeito de Itaara, Roni Carnieletto, o prefeito de Júlio de Castilhos, João Vestena, o coordenador-executivo do CONDESAS e o engenheiro técnico da FUNASA, Ricardo Matzembacker.
(Por Marcelo Model Nepomuceno, Agência de Notícias AL-RS, 10/08/2007)