Pequim irá tirar 1,3 milhões de carros de circulação por quatro dias neste mês para verificar os efeitos que isso trará à luta contra a poluição, informou o escritório de proteção ambiental da capital chinesa. O plano da cidade é adotar tal prática para assegurar uma boa qualidade do ar durante os Jogos Olímpicos de Pequim/2008, daqui a um ano.
De 17 a 20 de agosto, metade da frota local ficará na garagem. Em um dia, irão rodar apenas os carros com placas pares, no outro, apenas os de placas ímpares, informou o diretor do escritório Du Shaozhong, segundo a agência de notícias Xinhua. Segundo Du, táxis, ônibus, carros de polícia e ambulâncias ficarão de fora do rodízio.
"O controle de tráfego nos permitirá tirar de circulação 1,3 milhões de veículos todos os dias", disse ele, e os especialistas do escritório de proteção ambiental terão condições de analisar os efeitos com base nos dados coletados. O plano chinês é investir mais em transportes coletivos para reduzir a presença de carros nas ruas.
(
A Tarde, 11/08/2007)