Organizações da União das Assembléias Cidadãs (UAC), na Argentina, realizarão, nesta sexta-feira (10/08), uma jornada nacional de protestos contra a contaminação e o saque de recursos naturais provocados pela atividade de mineração no país. Os atos acontecem em diferentes cidades do país e serão organizados de acordo com as assembléias regionais, segundo o que ficou decidido no IV Encontro Nacional da UAC ocorrido em julho, em Chilecito, La Rioja.
Na cidade de Buenos Aires, os protestos serão através da exposição de fotos, artigos, infografias e publicações das distintas zonas afetadas e dos processos de resistência apresentados por empresas de mineração. O ato, que será realizado em frente à Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, está sendo divulgado através de cartazes que dizem: "Visite a Cordilheira antes que seja tarde".
Na província de San Juan, as mobilizações acontecem às vésperas das eleições locais, marcadas para o dia 12 de agosto. A manifestação, que será realizada na Praça 25 de Maio, será uma oportunidade para os moradores locais "tomarem consciência do dano causado pela decisão do governador Gioja de convertê-los em ‘povos mineiros’ ", afirma UAC.
Já em Córdoba será realizada uma rádio aberta que contará com a presença do grupo "Peperina Rebelde", na praça San Martin, das 16 às 20h. Em Mendoza está sendo preparada uma marcha pelas ruas da cidade, com a participação de todas as escolas locais, aproveitando também a comemoração do 93o aniversário do Departamento. Uma marcha também será realizada na cidade de San Carlos, saindo da Praça Principal e terminando na Escola Primária, onde será projetado um documentário sobre os "Companheiros de Esquel".
Segundo dados oficiais, se calcula que, juntamente com a exploração do petróleo, a mineração ameaça 38% das últimas extensões de bosques virgens do mundo. Na Argentina, se estima que entre os anos 2005 e 2010 serão investidos US$ 5 bilhões em indústrias extrativistas, o que certamente, trará consigo impactos sociais e ambientais.
(
Envolverde, 10/08/2007)