Foi inaugurado ontem o Centro de Demonstração de Energias Alternativas instalado em terreno do Museu Oceanográfico. O projeto é uma parceria da Furg, Unilasalle, instituto alemão Ides e um grupo de empresas, além do estado da Saxônia. A unidade foi montada por técnicos alemães que vieram a Rio Grande especialmente para este fim, e já entrou em funcionamento.
O centro é formado por três contêineres, com os equipamentos necessários. Um deles sedia uma usina para geração de energia eólica, solar e de biodiesel. Os outros dois explicam, por meio de 16 pôsteres, todos os processos de energias alternativas. Toda a energia gerada será utilizada na manutenção do próprio centro e o excedente na iluminação do Museu Oceanográfico.
O diretor do Museu, oceanólogo Lauro Barcellos, destacou que o centro contribuirá para a formação dos estudantes da Fundação Universidade Federal de Rio Grande ampliando o conhecimento do conceito e das mais modernas tecnologias de uso de energias renováveis. Além de dirigentes do Ides, participou do ato o deputado Johannes Gerlach, da Assembléia da Saxônia.
(
CP, 11/08/2007)