Será lançada neste sábado (11/08) a Campanha Cílios do Ribeira, em Registro (SP), com o objetivo de mobilizar a sociedade pela recuperação das matas ciliares do Vale do Ribeira, localizado entre os estados de São Paulo e Paraná. A campanha é organizada pelo ISA - Instituto Socioambiental e pelo o Instituto Vidágua.
Apesar de concentrar o maior remanescente de Mata Atlântica do País, o Vale do Ribeira sofre com a destruição da mata e da vegetação de beira de rio, que protegem o solo, a água e garantem a manutenção da biodiversidade, segundo informações do Instituto Socioambiental. O Vale do Ribeira concentra a maior extensão contínua da Mata Atlântica no Brasil. Dos 100 mil quilômetros quadrados da vegetação que restam desse bioma no território nacional, 23% estão na Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape.
São 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas, 17 mil de manguezais e 200 quilômetros de uma costa recortada por um conjunto de praias, estuários e ilhas cobertas por matas bem preservadas. O Vale do Ribeira contém ainda a mais importante reserva de água doce de São Paulo e do Paraná.
(Agência Brasil/
Ambiente Brasil, 11/08/2007)