A usina da ArcelorMittal Cariacica Aços Longos (antiga Belgo) aumentou a poluição. Cerca de 130 mil moradores das regiões da Grande Bela Aurora, em Cariacica, e da Grande Cobilandia, em Vila Velha, estão sofrendo doenças causadas pela empresa. Os moradores se queixam também da poluição pelo pó preto, que inferniza suas vidas, particularmente das crianças e dos idosos.
Nesta quinta-feira (9), uma comissão com sete moradores do bairro Jardim América, acompanhada por funcionário da prefeitura de Cariacica e do Instituto Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Iema), visitou a usina. O grupo constatou irregularidades em diversas áreas, como relatou o presidente da Associação dos Moradores de Jardim América, Marcelo David.
O presidente relata que o funcionário do Iema assegurou que notificará a empresa. E que nova vistoria será feita pelo grupo, no que chamou de "pátio do sobre-metal", área que mais polui, segundo afirmou.
Marcelo David garantiu que os moradores constaram que de janeiro para cá a poluição da região aumentou 75%, segundo medição que fizeram. As residências são atingidas pelo pó preto, que suja as casas das proximidades em menos de uma hora após limpeza em regra. Há prejuízos econômicos de monta neste caso.
Mas o pior é o aumento das doenças, particularmente em crianças e em pessoas das terceira idade, mas que atinge a todos. São principalmente doenças alérgicas e respiratórias, como rinites e bronquites.
Apesar da grande poluição que produz, em área cercada por residências, a Belgo vem expandido sua produção. E sequer planta árvores no seu entorno, no sentido de controlar pelo menos um pouco de sua poluição.
Uma ação na Justiça exige que a Belgo pague indenização à comunidade pela poluição que produz. O valor da causa é de R$ 15 milhões, proposto na Ação Civil Pública da Acapema. O advogado da ONG contra a empresa é Sérgio Moraes Netto.
Além do pó preto, visível, a ArcelorMittal Cariacica produz partículas finas que vão contaminar os pulmões. Os poluentes industriais causam doenças que reduzem a imunidade e provocam até cânceres.
A empresa não só polui. No mês de junho deste ano, o Sindimetal denunciou que os acidentes de trabalho na ArcelorMittal Cariacica são freqüentes. Afirmou que foram registrados 20 acidentes este ano "um deles com morte". E que o "20º acidente na área da Belgo Mineira trouxe um fato novo. Os operários estressados pediram providências ao Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo (Sindimetal), que determinou que a Secretaria de Saúde da entidade realizasse uma radiografia de acidentes em todas as empresas do setor metalúrgico".
A empresa informa em seu site que o "conglomerado Belgo é um dos maiores grupos privados do Brasil e tem atuação destacada nos setores de siderurgia e trefilarias. Produz aços longos sob a forma de laminados e trefilados. Tem capacidade instalada para 5,1 milhões de toneladas/ano de laminados e 1,48 milhão de toneladas/ano de trefilados. É líder na fabricação de fio-máquina e de arames comerciais e industriais". A produção na usina de Cariacica é de 620 mil toneladas anuais.
(Por Ubervalter Coimbra, Século Diário, 10/08/2007)
http://www.seculodiario.com.br/arquivo/2007/agosto/09/index.asp