O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou o Fundo de Energia Sustentável e Mudança Climática (Fundo SECCI), com uma contribuição inicial de 20 milhões de dólares. O objectivo é dar apoio económico e ambiental a opções energéticas sólidas e respostas efectivas às mudanças climáticas na América Latina e no Caribe, avança o Gazeta Mercantil.
Esse fundo estimulará o aumento de investimentos em energia renovável, eficiência energética, desenvolvimento de biocombustíveis, financiamento de crédito carbono e expansão das opções de energia sustentável. Iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em políticas e programas inter-setoriais na região também serão, em alguns casos, financiadas por esse fundo, ao lado do Fundo para Prevenção de Desastres do BID.
'O fundo ajudará países da América Latina e do Caribe a enfrentar o problema da mudança climática e seus impactos em áreas económicas e sociais importantes, como agricultura, saúde e biodiversidade, e a facilitar o acesso a fontes de energia economicamente factíveis e confiáveis", disse a chefe da Unidade de Salvaguardas Ambientais do BID, Janine Ferretti.
(
Jornal de Negócios Online, 09/08/2007)