O índio Marcos Terena assumiu nesta quinta-feira (09/08) a gerência do Memorial dos Povos Indígenas de Brasília, um dos museus da cultura indígena da capital federal. A posse ocorreu na data que se comemora o Dia Internacional dos Povos Indígenas. Essa é a primeira vez na história que um índio administra o memorial.
Terena é agora o principal responsável pelo acervo, que entre suas preciosidades, guarda a coleção de peças indígenas do ex-senador e antropólogo Darcy Ribeiro, adquiridas durante suas viagens à Amazônia e outras expedições pelo país.
O memorial foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1987. Por muitos anos esteve fechado e desde 1999 restabeleceu suas atividades.
Marcos Terena assume o memorial sem orçamento pré-estabelecido, mas "com disposição de viabilizar o melhor funcionamento do museu".
Segundo Terena, suas ações iniciais serão no sentido de buscar parcerias com outras entidades. "Há uma demanda grande de pessoas que querem patrocinar eventos interculturais no espaço", adiantou.
O Dia Internacional dos Povos Indígenas foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data foi escolhida em 2004, quando o primeiro indígena pisou na sede das Nações Unidas.
Segundo a ONU, há em 70 países 370 milhões de índios, que ainda preservam culturas milenares e representam diversas etnias. No Brasil, vivem cerca de 220 povos indígenas.
(Por João Porto, Rádio Nacional da Amazônia/Agência Brasil, 09/08/2007)