O presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, disse ontem (09/08) que a estatal já está analisando locais onde poderá ser instalada futuramente a quarta usina nuclear brasileira. Na semana passada, durante reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que a Eletronuclear inicie esses estudos.
Pinheiro disse que ainda não há nenhuma definição sobre o assunto, mas ressaltou que o mais provável é que a nova usina seja construída no Nordeste. Ele explicou que o Nordeste tem poucas opções de geração de energia e por isso a Região seria uma boa opção para a instalação de uma usina nuclear.
Com relação à retomada das obras de Angra 3, no Rio de Janeiro, Pinheiro acredita que até o final do ano o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deverá liberar a licença de instalação da usina, que autorizará o início das obras. Com isso, a expectativa do executivo é de que a construção da usina seja anunciada no começo de 2008.
(
Agência Estado, 09/08/2007)