A Toshiba está interessada em fornecer equipamentos para a construção de uma quarta usina nuclear no Brasil. A informação foi dada pelo presidente mundial da empresa japonesa, Atsutoshi Nishida, após se reunir em Brasília com o presidente em exercício, José Alencar, na manhã desta quarta-feira (8).
Em 2006, o grupo japonês comprou por US$ 5,4 bilhões a Westinghouse, filial da estatal inglesa British Nuclear Fuels (BNFL) nos Estados Unidos. Trata-se de uma das maiores produtoras de reatores nucleares. A usina Angra 1 utiliza a tecnologia da empresa.
"Queríamos que a Westinghouse continuasse [no setor nuclear brasileiro]. Se isso for possível, estaremos gratificados", afirmou Nishida. Porém, o executivo disse que nenhum acordo foi firmado, já que a cessão dos equipamentos será definida através de uma licitação pública.
O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou nesta terça-feira que a Eletronuclear foi autorizada pelo Conselho Nacional de Política Energética a iniciar os estudos para definir o local de instalação da quarta usina do país.
A nova usina nuclear deverá ter capacidade de produzir cerca de mil megawatts, com provável instalação na região Nordeste e previsão para entrar em operação entre 2015 e 2020. "É um projeto adicional ao de Angra 3, que entrará em operação em meados de 2013", esclareceu Tolmasquim.
(Folha Online, 08/08/2007)
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u318573.shtml