Fiscais do Ibama e Policiais Federais que participavam da operação de combate à pesca ilegal da lagosta foram apedrejados, na segunda-feira (06), no município de Marataízes, sul do Espírito Santo. Os fiscais faziam fiscalização de procedência de pescado em empresas revendedoras, quando foram cercados por aproximadamente 150 pescadores. Houve protesto, bate boca e os fiscais foram apedrejados além de terem os carros (um do Ibama e um da Polícia) danificados.
A operação foi interrompida duas horas depois do tumulto. Apenas dois estabelecimentos foram fiscalizados e estavam regulares. Segundo o fiscal Edmar Pereira, foi necessário interromper a fiscalização para ninguém se machucar, pois os pescadores estavam revoltados.
As novas regras da pesca da lagosta, em vigor desde junho, proíbem o uso da caçoeira (rede), altamente predatória, de pescarias a menos de quatro milhas da costa e de utilização de barcos ilegais. As medidas, discutidas durante dois anos com os pescadores, têm o objetivo de garantir a sustentabilidade da atividade econômica e da espécie.
(
Ibama/ES, 08/08/2007)