Uma mega-operação será desencadeada para coibir a pesca predatória em Porto Velho, principalmente nesta época do ano em que muitas espécies de peixes começam a subir o Rio Madeira para desovarem em outras localidades.
Foi realizada uma reunião com várias autoridades de diversos órgãos da Capital terça-feira (7) pela manhã na Secretaria do Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).
Na ocasião foram discutidas medidas específicas para combate aos riscos à vida humana e o forte impacto ambiental causado pela pesca predatória e sobre as formas de fiscalização nas Cachoeiras de Teotônio e Santo Antônio no Rio Madeira.
A proibição se estende à pesca em qualquer modalidade, exceto para fins científicos, nos arredores das áreas de riscos das cachoeiras. A medida está sendo discutida por causa dos riscos que as pessoas correm ao andar nas pedras da cachoeira, pois todo ano são registrados em média de 15 a 20 casos de vítimas fatais na região.
A prevenção será feita através de placas de orientação, ação repressiva, limpeza pública para a prática de turismo na região aonde não ofereça riscos aos visitadores das cachoeiras.
Segundo o major do Corpo de Bombeiros, Genival Silva, as medidas estão sendo tomadas para melhorar o atendimento nas cachoeiras e para orientar e prevenir acidentes muito comuns nesta época do ano na região.
(
Rondôniagora.com, 08/08/2007)