O Detran RS foi convidado a participar da Câmara Técnica Permanente de Recursos Atmosféricos e Poluição Veícular do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) para contribuir com estudos e proposição técnica. O encontro ocorreu na terça-feira (07/08) na sede da Secretaria do Meio Ambiente, com a participação de técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Detran RS e integrantes do Consema.
O Detran RS apresentou uma proposta de implementação da inspeção verde na frota do Rio Grande do Sul por ocasião da expedição do licenciamento dos veículos. Essa implementação depende da aprovação do Plano de Controle da Poluição por Veículos em Uso (PCPV), elaborado pelo Consema.
O diretor técnico Hermínio Gomes Júnior observou que maior controle da frota veicular se tornou fundamental com a edição do Código de Trânsito Brasileiro e as Resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Além disso, o Protocolo de Kyoto, em vigor desde 2005, objetiva conter a poluição do ar e o aquecimento global decorrente do efeito estufa.
Segundo Ildo Mário Szinvelski, a preocupação inicial dos técnicos é com a finitude do bem ambiental. “A pureza do ar se encontra no limite da exaustão com a deterioração da qualidade ambiental, em decorrência da emissão de poluentes da frota de veículos nos grandes centros urbanos, o que resulta em sérios reflexos na poluição ambiental”. A implantação da inspeção verde contribuirá para o controle da poluição do ar, economia de combustível e melhoria da qualidade de vida da população.
(Ascom Governo do Estado do RS, 08/08/2007)