Pelo menos duas pessoas morreram nos Estados Unidos vítimas de uma onda de calor que cobriu Midwest (centro) até a Costa Leste, chegando à capital Washington. Os meios de comunicação indicaram que um ferroviário de 47 anos faleceu em Oklahoma (sul) devido à alta temperatura. No estado vizinho de Arkansas, as altas temperaturas combinadas à umidade fazem subir a sensação térmica a 43,3 graus. As autoridades anunciaram a morte de uma pessoa, sem dar detalhes.
Os serviços meteorológicos emitiram alertas para 22 Estados, entre eles Kansas e Oklahoma, no centro, Delaware, New Jersey e Maryland na costa leste, e até o norte da Flórida (sudeste). "Há várias alertas sobre o calor em muitas zonas", disse à AFP Chris Hedge, dos serviços de meteorologia. "Aconselhamos às pessoas que tomem muita água, que se protejam do sol, que se refresquem em lugares climatizados e aos idosos que tomem mais cuidado, pois são mais sensíveis ao calor", acrescentou.
Nos estados afetados pelo calor intenso, as autoridades abriram abrigos especiais com ar condicionado para proteger os mais necessitados. Em Washington DC, a temperatura continuará a aumentar até domingo, quando alcançará 38,8 graus celsius, segundo informes meteorológicos.
(
AFP, 08/08/2007)