Uma comitiva do governo de Mato Grosso esteve reunida, na última segunda-feira (6), com os secretários de Projetos Estratégicos, de Agricultura e de Integração Regional para discutirem juntos sobre as políticas de desenvolvimento de ambos os governos. Na ocasião, o secretário de Projetos Estratégicos de Mato Grosso, Cloves Vettorato, apresentou o programa de desenvolvimento do seu governo, o MT Regional.
De acordo com o secretário mato-grossense o programa foi idealizado para substituir a visão assistencialista pela visão desenvolvimentista. “Entre outras ações, o MT Regional visa promover a integração das ações do governo, organizar um programa único de Estado para o desenvolvimento regional e ir ao encontro das demandas levantadas pelos consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócio-ambiental”, explicou.
O secretário de integração regional, André Farias, apresentou para a comitiva a proposta de integração regional e os compromissos do governo do Estado do Pará. “Os cinco compromissos de governo, que seriam: a nova cultura gerencial; a ampliação da legitimidade do Estado; a participação popular para orientar a ação do Estado; a governabilidade e a política de integração regional são instrumentos que permitem ao Estado um novo modelo de desenvolvimento”.
Na reunião, os secretários ainda trataram sobre o desenvolvimento da cadeia de bioenergéticos. Ambos os governos têm interesse na produção do etanol, biocombustível e biomassa. Segundo o secretário de Projetos Especiais, Maurílio Monteiro, com o processo de ordenamento e o detalhamento do ZEE, será possível ao governo identificar as áreas específicas para cada tipo de cultivo de bioenergéticos.
Ainda em relação aos bioenergéticos, Monteiro anunciou que até o final deste ano, o governo do Estado, através da Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe), irá desenvolver um modelo sustentável de produção dos bioenergéticos (eucalipto, cana-de-açúcar, pinhão-manso, girassol, dendê e das plantas nativas) tendo como base a agricultura familiar.
A fim de dar continuidade ao intercâmbio de informações entre os governos do Pará e Mato Grosso, os secretários do governo paraense propuseram à comitiva, visitarem o Estado vizinho, onde farão um detalhamento da política de desenvolvimento do Estado do Pará.
(Agência Pará, 07/08/2007)
http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=250700