A China conseguirá cortar suas emissões de carbono sem prejudicar o crescimento econômico se usar novas tecnologias que não emitam gases causadores do efeito estufa, disse nesta terça-feira (07/08) o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore. Gore citou a indústria de telefones celulares como um exemplo de negócio que não precisa queimar combustíveis fósseis, como petróleo e carvão.
"Há meios de superar as tecnologias antigas e sujas", afirmou o ex-presidente em declarações durante um fórum de marcas em Cingapura. A China, assim como outros países em desenvolvimento, está preocupada que planos de corte de emissões possam causar prejuízos ao desenvolvimento econômico.
Mas Gore disse que o governo chinês precisa ser mais agressivo na luta contra o aquecimento global, porque a falta de água crônica do país está ligada a mudanças climáticas. "A China tem muita coisa em risco", disse. Milhões de pessoas na China não têm acesso a água potável. No mês passado, cientistas chineses declararam que a elevação das temperaturas está secando territórios nas nascentes dos rios Yangtze e Amarelo, os dois maiores da China, reduzindo o fluxo e o fornecimento de água para milhões de pessoas.
(
Estadão Online, 08/08/2007)