Acontece na próxima sexta-feira (10/08) e sábado (11/08) a 3a Conferência Municipal da Cidade de Gravataí, no Salão de Eventos do Gensa (rua Doutor Luiz Bastos do Prado, 2122, Centro), com entrada gratuita. O geólogo Sérgio Cardoso, presidente do Corede Metropolitano Delta do Jacuí, estará participando do evento deste fim de semana e exalta a importância de se planejar a cidade.
“Desde a criação do Ministério das Cidades, que o governo federal se propôs a discutir com os estados e municípios a ocupação do território”, afirma. Segundo ele, antes o governo federal não tinha esse propósito, que representa um avanço na política pública de gestão.
O geólogo ressalta que a Constituição Federal de 1988 trouxe diversos espaços democráticos para a participação da população, com a criação de conselhos nas mais diversas áreas. “A Conferência da Cidade, a nível de Brasil, acaba sendo estratégica, por agregar todos estes conselhos em um único evento”, ressalta.
1ª Conferência
Sérgio Cardoso foi um dos organizadores da 1ª Conferência Municipal da Cidade de Gravataí, ocorrida em 2003. “Naquela época era grande a dificuldade de fazer as pessoas entenderem da importância de se discutir a cidade”, lembra ele. Ele ressalta que no último sábado (04/08) esteve participando da Conferência da Cidade de Viamão, e explica que as discussões de cada município serão importantes para o planejamento do país como um todo.
Recursos Hídricos
Sobre a questão dos recursos hídricos, que será um dos temas a serem debatidos no evento, Cardoso destaca a importância de se estudar o impacto ao ambiente local e a ocupação do território. “No impacto da ocupação urbana, o principal agente de desenvolvimento é a água”, enfatiza. Ele defende o investimento pesado na área de infra-estrutura, que está sendo realizado pelo governo federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Dados do evento
A abertura oficial da 3a Conferência Municipal da Cidade de Gravataí acontece na sexta-feira (10/08), às 10h, com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. À noite, será realizado o credenciamento e a aprovação do Regimento Interno. No sábado (11/08), o evento inicia a partir das 8h30min, com palestras (manhã) e trabalhos em grupo (tarde). Às 18h, está prevista a realização da plenária final.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 07/08/2007)